Vem aí o 2º Sarau da Erem João Francisco.
Projeto e criação: professores Emanoel e Renata
Neste ano participação muito especial de Uenes (belo cartaz) e Deyvson (teatro)
Veja o projeto:
SEE – PROGRAMA DE
EDUCAÇÃO INTEGRAL
ESCOLA DE REFERÊNCIA NO
ENSINO MÉDIO CORONEL JOÃO FRANCISCO
TURMAS: 2º A, B e C do Ensino Médio
Professores: Emanoel
Lourenço da Silva (Português)
Renata Cláudia de Andrade (Arte)
Projeto
Sarau
de artes e literatura
São
Vicente Férrer, 2012
Justificativa
A
sociedade atual, repleta de desenvolvimento tecnológico e de novidades que
passam muito rapidamente, carece parar e refletir acerca das influências dos
movimentos artísticos e culturais que aconteceram no Brasil e no mundo, bem
como suas implicações para a sociedade presente.
Os
movimentos literários surgidos no passado, às vezes distante, contribuíram para
a formação da identidade cultural do país. Exemplo disso é o Romantismo, que
tendo surgido na época da nossa independência serviu como marco de formação da
literatura e da politica. Neste contexto
CÂNDIDO afirma que “a ascensão da
burguesia, a emergência das profissões liberais e o desenvolvimento da
instrução pública possibilitam a ampliação dos grupos letrados, que aos poucos
quebram o monopólio de poder, até então concentrado nas mãos da aristocracia
rural.”
Com
a ampliação da classe média, o lazer torna-se parte importante do cotidiano da
burguesia, a instrução feminina passa a ser valorizada, a educação melhora,
fundam-se bibliotecas e a imprensa se torna mais atuante nos principais centros
urbanos.
Sendo
assim, somos o produto de transformações sociais expressas nas artes e no modo
de viver dos cidadãos. Para compreender melhor essas mudanças sociais o
presente projeto se fundamenta na possibilidade de inserir o aluno num contexto
de aprendizagem significativa, no qual ele seja protagonista do seu próprio
aprender. Com isso, o sarau é um momento de relevada importância para
estabelecer o uso de diversas linguagens tendo em vista os mesmos fins:
desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam a vida do educando.
Público
alvo
115
alunos do 2º Ensino Médio da EREM Coronel João Francisco - São Vicente Ferrer- PE
Objetivos
Construir conhecimentos de artes e literatura de
forma interdimensional.
- Desenvolver senso de apreciação dos conteúdos artísticos presentes na sociedade (aprender a ser)
- Produzir conteúdo artístico em linguagens diversas (aprender a fazer)
- Compreender conceitos culturais e artísticos presentes na sociedade do passado e atual (aprender a conhecer)
- Aprender a conviver de forma autônoma em diversas situações sociais (aprender a conviver)
Etapas
do projeto
O projeto "Sarau de artes e literatura"
compreende três etapas:
1ª) Proposta do projeto, estudo de conteúdos
sobre o Romantismo no Brasil e em Portugal e seus aspectos artísticos.
Divisão das tarefas e apresentação de Seminários.
2ª) Escolha das melhores produções para
apresentar posteriormente. Produção de material para o Sarau. Ensaios.
3ª)
Apresentação do Sarau: Organização do ambiente, dos convites, divulgação,
apresentação e avaliação.
|
Resultados
|
O projeto culmina com a apresentação do Sarau no
auditório da escola. Os resultados mais visíveis serão na aprendizagem do
conteúdo, na integração entre alunos-alunos-professores e na apreciação pela
arte e literatura. O protagonismo juvenil está presente durante todo o
projeto sendo uma das conquistas da educação interdimensional. Tudo isso
converge para melhores resultados nas avaliações internas e externas.
|
Um comentário:
muito bom.
Postar um comentário