1 de mai. de 2013

O QUE É SER MODERNO?

Vem aí o 2º Sarau da Erem João Francisco.

Projeto e criação: professores Emanoel e Renata

Neste ano participação muito especial de Uenes (belo cartaz) e Deyvson (teatro)

 Veja o projeto:


SEE – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
ESCOLA DE REFERÊNCIA NO ENSINO MÉDIO CORONEL JOÃO FRANCISCO
TURMAS: 2º A, B e C  do Ensino Médio
Professores: Emanoel Lourenço da Silva (Português)
        Renata Cláudia de Andrade (Arte)
                      




Projeto
Sarau de artes e literatura








São Vicente Férrer, 2012
Justificativa
A sociedade atual, repleta de desenvolvimento tecnológico e de novidades que passam muito rapidamente, carece parar e refletir acerca das influências dos movimentos artísticos e culturais que aconteceram no Brasil e no mundo, bem como suas implicações para a sociedade presente.  
Os movimentos literários surgidos no passado, às vezes distante, contribuíram para a formação da identidade cultural do país. Exemplo disso é o Romantismo, que tendo surgido na época da nossa independência serviu como marco de formação da literatura e da politica.  Neste contexto  CÂNDIDO afirma que “a ascensão da burguesia, a emergência das profissões liberais e o desenvolvimento da instrução pública possibilitam a ampliação dos grupos letrados, que aos poucos quebram o monopólio de poder, até então concentrado nas mãos da aristocracia rural.”
Com a ampliação da classe média, o lazer torna-se parte importante do cotidiano da burguesia, a instrução feminina passa a ser valorizada, a educação melhora, fundam-se bibliotecas e a imprensa se torna mais atuante nos principais centros urbanos.
Sendo assim, somos o produto de transformações sociais expressas nas artes e no modo de viver dos cidadãos. Para compreender melhor essas mudanças sociais o presente projeto se fundamenta na possibilidade de inserir o aluno num contexto de aprendizagem significativa, no qual ele seja protagonista do seu próprio aprender. Com isso, o sarau é um momento de relevada importância para estabelecer o uso de diversas linguagens tendo em vista os mesmos fins: desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam a vida do educando.

Público alvo
115 alunos do 2º Ensino Médio da EREM Coronel João Francisco -  São Vicente Ferrer- PE
Objetivos
Construir conhecimentos de artes e literatura de forma interdimensional.
  • Desenvolver senso de apreciação dos conteúdos artísticos presentes na sociedade (aprender a ser)
  • Produzir conteúdo artístico em linguagens diversas (aprender a fazer)
  • Compreender conceitos culturais e artísticos presentes na sociedade do passado e atual (aprender a conhecer)
  • Aprender a conviver de forma autônoma em diversas situações sociais (aprender a conviver)

Etapas do projeto
O projeto "Sarau de artes e literatura" compreende três etapas:

1ª) Proposta do projeto, estudo de conteúdos sobre o Romantismo no Brasil e em Portugal e seus aspectos artísticos. Divisão das tarefas e apresentação de Seminários.

2ª) Escolha das melhores produções para apresentar posteriormente. Produção de material para o Sarau. Ensaios.

 3ª) Apresentação do Sarau: Organização do ambiente, dos convites, divulgação, apresentação e avaliação.


 Resultados
O projeto culmina com a apresentação do Sarau no auditório da escola. Os resultados mais visíveis serão na aprendizagem do conteúdo, na integração entre alunos-alunos-professores e na apreciação pela arte e literatura. O protagonismo juvenil está presente durante todo o projeto sendo uma das conquistas da educação interdimensional. Tudo isso converge para melhores resultados nas avaliações internas e externas.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom.