17 de mar. de 2013

BOAS NOTÍCIAS


 
Toda instituição que se preze precisa ter uma gestão forte e antenada com o presente e o futuro, mas sem nunca esquecer do passado. Neste sentido, a Erem João Francisco tem caminhado nos últimos tempos. Foram tantos os desafios que se fossemos fracos já havíamos desistido. Costumo dizer que somos como a Fenix, aquele passado mitológico que ressurge das cinzas. Quando parece que tudo está indo bem nos aparece algo para nos desestabilizar. Foi assim  com a reforma quase interminável na qual tínhamos que disputar a atenção dos alunos com as pancadas das picaretas, com o cheiro de tinta, as paredes sendo rebocadas. Sobrevivemos!
A escola estava linda, e então surge uma novidade. Passaríamos a ser semi-integral. O que fazer do nosso querido Normal Médio que tanto lutamos para qualificar? Não tinha jeito. Era o fim. Ficamos tristes, mas lembro das palavras da gestora da GRE quando disse “Vocês não têm o direito de impedir o progresso de sua cidade”. E esse ano estamos formando a última turma de Normal.  Então vieram as dificuldades de viver uma nova realidade. Outras exigências e desafios maiores. Foi muito árduo; nós e os alunos da primeira turma sabemos o quanto tivemos que sofrer.
Mas essa crônica não é para falarmos de sofrimento, afinal também estaremos formando a nossa primeira turma de semi-integral.
E como a Fenix, ressurgimos a cada dia. Nesse contexto, um outro problema surgiu: poderíamos perder uma pessoa que tanto lutou para manter a escola bem, a nossa gestora. Durante o processo de “eleição”, víamos a apreensão no olhar de alunos e funcionários. Foi difícil. Mas a esperança venceu o medo. Cláudia continua. O trabalho continua e a vida só melhora.
Por isso nos unamos cada vez mais a fim de termos uma gestão compartilhada, transparente e animadora. Pois tenho a certeza que cada funcionário poder dizer que é muito bom trabalhar aqui.
E para finalizar repetiria a fala de Gabi na reunião dos pais “Ela é como uma mão para mim”. Deus abençoe esse novo momento e nos livre do mau e do mal.


 


 
Minha vida na Austrália
É incrível como as nossas vidas mudam quando se faz um intercambio. São experiências maravilhosas. O meu dia-a-dia na Austrália está sendo muito corrido, porque o dia é como se passasse rapidamente, além de ser confuso às vezes são oito horas e ainda é dia. Mas já me acostumei. No começo nós não sabemos o que fazer, e falar tudo é novo, mas após uma semana é como se você sempre tivesse morado aqui. Uma das dificuldades que encontrei é a questão da comida, elas não são muito diferentes,  o problema  é que a maioria delas são doces, ‘minha host Family sempre ri de mim quando eu coloco sal na comida eles dizem que vou ter um ataque do coração’, mas na verdade eu acho que eles é quem irão morrer de diabetes,(rsrsrs), porque é muito doce. Mas as pessoas aqui são maravilhosas tratam sempre as pessoas com muito carinho e sempre de igual pra igual. Aqui eu estudo seis matérias são elas: matemática, física, inglês, arte visual, comida e hospitalidade e PLG. Essa aula PLG é uma aula onde, você faz as atividades que estão atrasadas de outros professores, se não tiver pode ler um livro, se não quiser não faz nada. Nesta aula é também onde são resolvidas as questões dos eventos da escola e excursões, e também onde o professor olha se você está com o uniforme correto. Não tenho as 6 aulas todos os dias, as vezes eu tenho 5 aulas, outro dia 3, ou 4. Tenho também aulas livres, aqui na Austrália tem aula livre para todos os alunos, todos tem ao todo 8 aulas livres por semana. Aqui o aluno escolhe qual matéria quer estudar a cada semestre o aluno deve trocar de matérias. 


Tenho visto muitas diferenças aqui em questão do respeito ao ser humano e ao respeito a natureza. É incrível como a cidade é preparada para receber as pessoas e as suas deficiências, em todos os ônibus tem o lugar para o cadeirante subir, as calçadas são feitas de forma que as pessoas possam passar com a cadeira de roda. E o respeito com os idosos é de aplaudir, as pessoas tem o respeito de levantar do seu lugar e dar lugar a eles, o ônibus tem um sistema que abaixa para que eles subam, é muito interessante. Agora m respeito a natureza esse é o mais incrível nunca vi uma cidade tão grande e desenvolvida com tantas árvores, elas estão por todos os lados, e nenhuma esta derrubada, todas lindas deixando Adelaide ainda mais bonita. E Nas ruas você não encontra lixo no chão de maneira alguma, as pessoas sabem respeitar. A tranquilidade é incrível, não tem aqueles barulhos de buzinas pra todo lado, e a cidade é grande. Tudo esta sempre ao alcance na cidade tem tudo não falta nada você não precisa ir muito longe para encontrar um bom restaurante, um cinema, um shopping, um banco, na verdade ainda não vi banco aqui o que vejo são maquinas espalhadas por todos os lugares onde você pode tirar e colocar dinheiro na hora que quiser. Foi difícil compreender no começo mas hoje já saio com meus amigos e amigas compro coisas sem nenhum problema em entender o vendedor, entendo minhas aulas, com exceção da aula de física, que eu entendo mais ou menos, mas não me preocupo por que eu também não entendia muito bem no Brasil. (rsrsrs). Aqui a cada dia é uma coisa nova se aprender, já aprendi muita coisa e fui a lugares que não havia ido antes como por exemplo a uma galeria de arte. É legal a galeria porém difícil de entender o que o pintor ou escultor quis dizer mas tudo bem. Esta semana teve o sports day na minha escola, todos os alunos foram a um estádio, o meu time era o azul e ficou em segundo lugar, foi legal. Aqui aprendi a conviver com diversos tipos de pessoas e religiões, tenho amigos do Afeganistão, Tailândia, Japão, China, Alemanha, Índia, Filipinas, África, Austrália, Coreia Do Sul e Coreia Do Norte e outros países. Estou muito feliz aqui, mas com muita saudade de todas as pessoas que querendo eu ou não fazem parte da minha história. Com certeza eu não serei mas a mesma, não porque irei me senti melhor do que os outros, não serei mas a mesma porque agora tenho uma visão diferente do mundo do que o nosso país precisa do que eu preciso. Aprender a lidar com os sentimentos é o nosso maior desafio, acreditem não chorei em nenhum momento não porque sou sem coração mas porque eu tenho sonhos e objetivos e chorar e se desesperar e desistir aqui  é pra quem não tem projetos de vida, saudades todo mundo tem mas o desejo de dar um futuro melhor para o seus pais e sua família e saber que existe pessoas que sentem a sua falta e gosta de você é o que lhe dar forças para continuar, um grande abraço a todos e muitas saudades.....
COM CARINHO..... ANA RAQUEL




2 comentários:

Anônimo disse...

que ótimo parabéns.

Anônimo disse...

É uma gestão que joga funciónários pra fora da escola, alegando não ter aulas. uma gestão q se esconde atrás d uma máscara de boazinha, mas na verdade dá privillégios a um grupinho escollhido a dedos enquanto com outros é implacável. Uma gestão inovadora? Q só apoia os projetos do grupinho, enquanto projetos de outros são visto a força.Uma gestão q destacou um professor q não desenvolvel nenhum projeto na escola, enquanto outros q desenvolveram sequer foram mensionados como a professora Renata e a professora do Normal q fez até um prêmio isso é justo?Espero q vc dono do blog post esse comentário, pq até vc escreve de maneira tendenciosa pq faz parte do grupinho e recebe privilégios e benefícios dessa gestão partidarista e hipócrita.E A escola cresceu não por causa da gestão q não tem nada de extraordinária e sim todo e qualquer avança é pelos professores q são competentes e põem a mão na massa de verdade enquanto outros só posam.E o avanço q a escola teve nem foi tanto assim, ainda é uma das piores da GRE. ACORDEM!!! Para manter meus beneficios e privilégios publico tudo isso.