Prepare o seu filho para a
volta às aulas
Videogames,
computadores, brinquedos e a preguiça, comum nas férias de verão vão ficando
para trás. As manhãs livres dão vez à rotina de despertadores e espera
por transportes escolares.
Retornar à escola para encontrar os amigos é o que motiva o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Marcelo Ranieri, 13 anos. Receoso, o aluno já imagina o que vem pela frente. “O primeiro dia de aula é sempre o mais difícil. Não sei se ficarei na mesma sala que os meus antigos amigos”, conta.
Medo e ansiedade são alguns dos sentimentos dos alunos durante a fase de adaptação à nova turma e método de ensino. “Todas as faixas etárias precisam de atenção dos pais e professores neste período, porém de formas diferentes”, diz Adriana Maimoni Aguillar, pedagoga e doutora em psicologia pela USP.
Da Educação Infantil até meados do Ensino Fundamental, a dedicação dos familiares deve ser mais intensa. A criação de vínculos é a ferramenta mais importante para estimular o diálogo e, consequentemente, bons resultados nos estudos. Com a conversa, também é possível perceber se a criança está adaptada à instituição ou se está sofrendo bullying. Falta de vontade de ir à escola e reclamações constantes são alguns dos sinais.
Outro papel dos pais, que deve ser enfatizado no primeiro mês de aula, é na hora da lição de casa. Além de auxiliar na organização e estabelecer uma rotina para os estudos, ajudar a criança com o dever reflete em seu aprendizado. “É válido conversar com o professor para alinhar como deve ser feito o apoio em casa”, diz a pedagoga.
Notas vermelhas
Criar uma rotina de estudos e organização logo no início do ano letivo é a sugestão da pedagoga Adriana Maimoni Aguillar para fugir das notas vermelhas e recuperação. O apoio de psicólogos e psicopedagogos é necessário em alguns casos.
Nova escola
O processo de adaptação em uma nova escola sempre é delicado, independente da faixa etária. Pais, professores e orientadores devem prestar mais atenção no comportamento da criança.
Retornar à escola para encontrar os amigos é o que motiva o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Marcelo Ranieri, 13 anos. Receoso, o aluno já imagina o que vem pela frente. “O primeiro dia de aula é sempre o mais difícil. Não sei se ficarei na mesma sala que os meus antigos amigos”, conta.
Medo e ansiedade são alguns dos sentimentos dos alunos durante a fase de adaptação à nova turma e método de ensino. “Todas as faixas etárias precisam de atenção dos pais e professores neste período, porém de formas diferentes”, diz Adriana Maimoni Aguillar, pedagoga e doutora em psicologia pela USP.
Da Educação Infantil até meados do Ensino Fundamental, a dedicação dos familiares deve ser mais intensa. A criação de vínculos é a ferramenta mais importante para estimular o diálogo e, consequentemente, bons resultados nos estudos. Com a conversa, também é possível perceber se a criança está adaptada à instituição ou se está sofrendo bullying. Falta de vontade de ir à escola e reclamações constantes são alguns dos sinais.
Outro papel dos pais, que deve ser enfatizado no primeiro mês de aula, é na hora da lição de casa. Além de auxiliar na organização e estabelecer uma rotina para os estudos, ajudar a criança com o dever reflete em seu aprendizado. “É válido conversar com o professor para alinhar como deve ser feito o apoio em casa”, diz a pedagoga.
Notas vermelhas
Criar uma rotina de estudos e organização logo no início do ano letivo é a sugestão da pedagoga Adriana Maimoni Aguillar para fugir das notas vermelhas e recuperação. O apoio de psicólogos e psicopedagogos é necessário em alguns casos.
Nova escola
O processo de adaptação em uma nova escola sempre é delicado, independente da faixa etária. Pais, professores e orientadores devem prestar mais atenção no comportamento da criança.
http://www.band.com.br/noticias/educacao
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