8 de jun. de 2012


 
Conferência promove a "Paixão pela Educação" no interior do Estado
Close


. Na Escola de Referência em Ensino Médio Coronel João Francisco, em São Vicente Ferrer, esse sentimento, é vivenciado, há seis anos, através da Conferência Paixão Pela Educação, que incentiva a educação da vida, não só aquela acadêmica, mas a que está além dos limites da escola. Em 2012, o projeto culminará na próxima sexta-feira (08), na própria instituição em um evento que contará com a colaboração de mais duas unidades educacionais.
A ação idealizada em 2007, pelas pedagogas Janaise Faustino e Alzinete Batista, envolve especialmente os estudantes do normal médio, futuros professores, e, por isso, promove reflexões acerca do desafio de inovar, tendo a educação como base. A cada ano, uma conferência é realizada e, nela, palestrantes das diversas áreas da psicologia, pedagogia e ensino ministram sobre temas que suscitam a paixão pela profissão de educador, evidenciando a importância de educar e educar-se. Este ano, a iniciativa conta com a participação de 100 estudantes da unidade, incluindo também aqueles que cursam o ensino médio.
Com a ajuda de parceiros, a 6ª conferência criou um concurso. O “Prêmio Paixão pela Educação” pretende valorizar e divulgar as experiências educativas exitosas vivenciadas por professores do ensino regular das escolas públicas no cotidiano das salas de aula. Segundo a pedagoga e idealizadora, Janaise Faustino, essas ações trazem a tona práticas pedagógicas inusitadas que muitas vezes podem representar um caminho para potencializar as aprendizagens.
“Além da Coronel João Francisco, duas escolas se inscreveram, a Doutor Joaquim Correia, de Vicência, e a Severino de Andrade Guerra, de Machados. Cada uma delas enviou dois projetos, que serão analisados por uma comissão julgadora e na sexta, premiados. O primeiro lugar ganhará um notebook, o segundo, um tablet e o terceiro um som portátil”, explica Janaise.
Durante a manhã da sexta-feira, o gestor do Colégio Sagrado Coração de Maria, do Rio de Janeiro, Amaro França, palestrará sobre gestão educacional. E à tarde, a escola receberá o Capitão Araújo, atuante na Missão de Paz, que morou durante dois anos em Israel. Na ocasião ele dará esclarecimentos sobre a educação militar e principalmente sobre a sua vivência em território de guerra constante.
O evento terá, ainda, a abertura realizada pelas jovens que compõem o projeto Injeção de Alegria, uma ação também da Coronel João Francisco, que leva humor para hospitais, creches e asilos e trabalha a consciência solidária com os discentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de ve as fotos do encontro do dia 8/6/2012.