30 de abr. de 2012

DIA DO TRABALHO


O trabalho dignifica o homem.

Hoje é dia do trabalho ou do trabalhador? Sei lá... seja como for é dia de ficar em casa, usufruindo dos poucos prazeres que o fruto do trabalho nos dá como assistir a um filme numa TV maior ou na TV paga.  É dia de sair e se divertir, mas não esqueça, depois do feriado vem mais um dia de trabalho, então é bom não exagerar.
A bíblia nos narra que o trabalho só veio porque o homem pecou. Senão seriamos todos “marajás” lá no jardim do Édem. Mas como aqueles imbecís resolveram desobedecer ao Senhor, foram castigados com O TRABALHO.  Como diria aquele cantor “aí se eu te pego...” não para “pegar”, mas para encher aqueles dois de porrada.  Trabalhar é bom, eu confesso, mas descansar é melhor ainda.
E por falar em descansar, dizem que o baiano é preguiçoso. Não tenho tanta propriedade para falar disso, mas nas duas vezes em que estive na Bahia, não vi preguiça la não. Vi foi disposição em “arrancar” dinheiro do turista. Eles é que não são bobos, até no carnaval (e principalmente nele) faturam à beça.  Diziam numa novela que “cada mergulho é um flash”, mas em Salvador “cada foto é real”, 10, 15, 20 ou mais.
E já que o assunto é real (Money, bufunfa, grana), viajar no feriado custa caro, por isso eu viajo na baixa estação e curto o que o meu rico dinheirinho pode me dar. Quando a gente (pobre) viaja é uma maravilha. Hotel (sem estrelas- mas quem liga pra isso?) e pessoas à nossa disposição. Trabalhadores como nós, que muitas vezes vamos ao trabalho doentes, chateados e sem disposição. No entanto a luta tem que continuar, a labuta nos espera.
Mas só pra contrariar vou dizer que trabalhar é muito bom, faz a gente se sentir útil, querido (ou odiado), enfim, mais gente. E .... o trabalho não é pena que o homem sofre, não. O trabalho dignifica o homem. Faz-nos quase deuses, pois, com as nossas mão e inteligências, continuamos o processo de criação/ evolução do universo.
A todos e a todas FELIZ DIA DO TRABALHADOR.
(Crônica de Emanoel Lourenço)

 

História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.


Nenhum comentário: