22 de nov. de 2008


Projeto Recreio Legal

AULAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO 1º NORMAL "B" SE TRANSFORMAM EM PROJETO DE BRINCADEIRAS.


PROBLEMATIZAÇÃO

Como organizar o recreio onde os alunos brinquem de forma cooperativa e sem agressões?


PÚBLICO – ALVO

Alunos e alunas de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Professor João Barbosa de Almeida – Rede Estadual de São Vicente Férrer – PE. E alunos da Escola Municipal Maria Brígida – sitio coquinhos.

JUSTIFICATIVA FUNDAMENTADA

O recreio é um tempo destinado à diversão, integração, descanso e lazer dos educandos e educadores. Espera-se que os alunos aproveitem esse período e interajam uns com os outros sem agressividade.

No entanto, o que se percebe é a evasão da coletividade, brincadeiras violentas, que muitas vezes, acabam em briga ou acidentes. Outro aspecto percebido é a segregação dos alunos por sexo. Enquanto as meninas reúnem-se para conversas e brincadeiras em sala de aula, os meninos se divertem com competições no pátio e corredores da escola.

O presente projeto visa intervir nessa realidade propondo atividades coordenadas pelos alunos do 1º Normal Médio “B” da Escola Coronel João Francisco sob a orientação do professor de Práticas Pedagógicas Emanoel Lourenço, tendo em vista a importância do brincar para o desenvolvimento de uma vida saudável.

A esse respeito, CURY, 2003, 58 afirma: “Os exercícios físicos liberam um excelente calmante natural: a endorfina. Ela relaxa e tranqüiliza”. Esses exercícios e brincadeiras devem corrigir uma prática de muitas crianças e adolescentes que ficam parados em frente a uma tv, computador ou vídeo-game durante várias horas por dia e não têm chance de liberar suas energias, podendo ficar sedentárias e com comportamento agressivo. Contudo, as brincadeiras são importantes elementos promotores de saúde. Para BELTRÃO, 2008, 3 “Elas incorporam vários benefícios à auto-estima e auto-imagem das crianças, como promover relacionamento grupal, aprendizado social, simular objetivos de vida e desafios, liberar energia criativa e reduzir a ansiedade e a depressão”.


OBJETIVOS

  • Desenvolver a cooperação através de brincadeiras
  • Resgatar brincadeiras presentes na cultura popular
  • Cumprir regras de convívio social a partir das brincadeiras desenvolvidas
  • Ressignificar antigas brincadeiras
  • Permitir aos normalistas um primeiro contato com a escola campo de estágios.
  • Produzir um livreto com brincadeiras populares
  • Diminuir consideravelmente o número de acidentes durante o recreio;
  • Construir uma cultura da brincadeira em detrimento do ato de “correr”, sem objetivo específico;
  • Estimular a participação em brincadeiras dirigidas;

METODOLOGIA

O projeto Recreio Legal será realizado na escola Estadual Professor João Barbosa de Almeida em cinco atuações. Durante esse tempo, serão desenvolvidas diversas brincadeiras no intervalo das aulas (10:10 – 10:30) duas vezes por semana no turno matutino. As atuações ocorrerão da seguinte forma: a 1ª, a 3ª e a 5ª serão no galpão com a participação de todos alunos que quiserem brincar; a 2ª e a 4ª atuações serão nas salas temáticas.

A culminância se dará em uma manhã recreativa na Escola Maria Brígida








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