25 de jun. de 2008



Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso foi uma antropóloga brasileira, professora da Universidade de São Paulo. Era casada com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil. Durante o mandato do marido, fundou e presidiu o Comunidade Solidária, atual Comunitas, organização responsável por programas sociais e de voluntariado. Morreu no dia 24 de junho de 2008, em sua residência, em decorrência de problemas cardíacos, um dia após realizar cateterismo cardíaco e receber alta hospitalar.


Comunidade Solidária

A Comunidade Solidária surgiu como uma ação social inovadora, envolvendo os diversos setores da sociedade para atuarem juntos, visando o enfrentamento da pobreza, das desigualdades e da exclusão social no Brasil.

Em que ano e como surgiu o Programa Comunidade Solidária?

A Comunidade Solidária foi criada em 1995 com o objetivo de mobilizar os recursos e competências de todos os setores da sociedade brasileira para ações concretas de combate à pobreza e à exclusão em nosso país.


Nossas iniciativas se alicerçam em cinco princípios básicos:

  • o fortalecimento das capacidades de pessoas e comunidades para atuar como agentes de seu auto-desenvolvimento;
  • o direcionamento dos projetos para as áreas geográficas e setores mais pobres da população;
  • a parceria entre múltiplos atores, públicos e privados, como estratégia para ampliar os recursos investidos na área social;
  • a descentralização e participação da comunidade como condição para uma maior eficiência e sustentabilidade das ações;
  • o monitoramento e avaliação para medir custos e resultados bem como facilitar a replicação dos programas em larga escala.

Quantos são os projetos de âmbito nacional que surgiram a partir do Programa Comunidade Solidária durante este tempo de atuação?

Os principais programas de âmbito nacional desenvolvidos pela Comunidade Solidária são:

  • Alfabetização Solidária, que já alfabetizou mais de 2 milhões e meio de jovens nos municípios mais pobres do país;
  • Capacitação Solidária, que treinou mais de 100.000 jovens para o mercado de trabalho nas grandes regiões metropolitanas;
  • Universidade Solidária, que mobiliza estudantes e professores universitários para ações de desenvolvimento social a nível local;
  • Artesanato Solidário, de estímulo à organização de mulheres artesãs em cooperativas de produção;
  • Programa Voluntários de valorização do voluntariado como expressão de uma ética de solidariedade e participação cidadã.


Qual a importância dos voluntários nos projetos da Comunidade Solidária?

Em projetos como Universidade Solidária, a participação voluntária de estudantes e professores é decisiva para o êxito do programa. Outros projetos estão abertos à participação de voluntários segundo as características de cada um. Além disso a Comunidade Solidária desenvolve, por meio do Programa Voluntários, uma estratégia abrangente de promoção e fortalecimento do voluntariado no Brasil. Essa estratégia estimulou e apoiou, ao longo dos últimos anos, a criação de mais de 40 Centros de Voluntários nas principais cidades brasileiras bem como o incentivo ao envolvimento de empresas, jovens, pessoas com deficiência e idosos em ações voluntárias. O sentido geral desta iniciativa é encarar cada necessidade social como uma oportunidade de ação voluntária.




E MAIS: VEJA NO MEU BLOG (EMANOEL EDUCAÇÃO):

ATIVIDADE LÚDICO-CULTURAL ENCERRA O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO


Nenhum comentário: